Gruta do Maquiné

 

A Gruta do Maquiné foi descoberta em 1825 pelo fazendeiro Joaquim Maria Maquiné, na época proprietário das terras. Foi explorada cientificamente em 1834 pelo naturalista dinamarquês Dr. Peter Wilhelm Lund que, em seguida, mostrou ao mundo as belezas naturais de raro primor. Foi na Lapa Nova de Maquiné que Peter Lund descobriu pela primeira vez ossadas fósseis onde destacam-se o Similodon Populator (tigre-dente-de-sabre) e o Nothrotherium Magnuinense (preguiça gigante). Com sete salões explorados, totalizando 650 m lineares e desnível de apenas 18 m, o preparo de iluminação e passarelas possibilitam aos visitantes vislumbrarem as maravilhas da gruta onde todo percurso é acompanhado por um guia local. A Gruta do Maquiné tem como responsável direta de sua gênese e evolução a ação das águas sobre a rocha calcária, a qual vai se desgastando e através de sua dissolução se formam galerias subterrâneas denominadas cavernas. Repleta de ornamentos naturais, apresenta um dos mais belos acervos de espeleotemas, formas resultantes da deposição da calcita. Os principais espeleotemas encontrados são as estalactites, estalagmites, colunas, cortinas e represas de travertino.

A Gruta do Maquiné conta com uma infra-estrutura de visitação que oferece restaurante, lanchonete, lojas de produtos artesanais, estacionamento para carros e onibus e sanitários.

O atrativo pertence ao governo estadual, mas o município detém a concessão de vinte e cinco anos para a exploração (início em 1990). A gruta é administrada pela Fundação Maquinetur.

Para a visita guiada existem seis guias que podem chegar a conduzir até 40 pessoas de cada vez. Existem dois funcionários que atuam na segurança da gruta.

Última Cena da Novela “A Viagem” (Rede Globo – 1994) gravada na Gruta do Maquiné

Alexandre Nero em gravações da Novela Império (Rede Globo – 2014)

Foto: Divulgação/Rede Globo

Localização

localização

Endereço: Via Alberto Ramos, MG 231 – Km 7 – Zona Rural
Dias e Horários de Funcionamento: Todos os dias de 8:00 às 16:00 h.
Informações: (31) 3715-1310 / (31) 3715-1078